Perguntas Frequentes sobre a Vacinação

Quais vacinas estão sendo aplicadas em Araquari?

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a vacinação contra a Covid-19 em 19 de janeiro. As doses dos imunizantes que estão sendo aplicadas são: CoronaVac, produzido pelo Instituto Butantan em parceria com a fabricante chinesa de medicamentos Sinovac Biotech; vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford com o laboratório AstraZeneca, de responsabilidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Janssen, produzida pela Johnson & Johnson, é um imunizante de dose única.

Quais grupos estão sendo vacinados?

*Atualizado em 1º de julho de 2021.

- População geral com mais de 33 anos.

- Trabalhadores da indústria acima de 30 anos.

- Gestantes e puérperas, com ou sem comorbidades, acima de 18 anos (apresentar prescrição médica).

- Lactantes (mães que amamentam).

- Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros (motoristas e cobradores).

- Caminhoneiros (motorista de transporte rodoviário de cargas definido no art. 1º, II da Lei nº 13.103, de 2 de março de 2015, que trata da regulamentação da profissão de motorista).

- Trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos (conforme definido pela Lei 14.026/2020 - limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos: constituídos pelas atividades e pela disponibilização e manutenção de infraestruturas e instalações operacionais de coleta, varrição manual e mecanizada, asseio e conservação urbana, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos domiciliares e dos resíduos de limpeza urbana).

- Trabalhadores da educação: 
Professores e auxiliares que atuam nas instituições de Educação Especial (Centro de Atendimento Educacional Especializado - CAESP);
Professores, 2º professores e auxiliares e afins que atuam em sala de aula das creches com crianças de 0 a 3 anos de idade;
Professores, 2º professores e auxiliares e afins em sala de aula da pré-escola, com crianças de 4 a 6 anos de idade;
Profissionais que atuam na equipe técnica, administrativa e pedagógica e que atuam na execução do PlanConEdu na recepção de estudantes e comunidade em geral;
Profissionais que atuam nas atividades de limpeza, alimentação, serviços gerais e similares;
Professores, 2º professores e auxiliares e afins do ensino fundamental anos iniciais (ciclo de alfabetização 1° ao 3° anos);
Professores, 2º professores e auxiliares e afins que atuam em sala de aula do ensino fundamental anos iniciais (4° e 5° anos);
Professores, 2º professores e auxiliares e afins que atuam em sala de aula do ensino fundamental anos finais;
Professores, 2º professores e auxiliares e afins que atuam em sala de aula do ensino médio, ensino profissionalizante, ensino superior. 
Demais trabalhadores da educação que atuam de forma presencial em outras áreas, em atividade remota, EAD ou similares.

- Forças de Segurança e Salvamento: Integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Bombeiros Voluntários.

- Pessoas com comorbidades acima de 18 anos (clique aqui e confira as especificações de cada comorbidade).

- Pessoas com deficiência permanente grave acima de 18 anos, cadastrados ou não no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

- Trabalhadores da saúde.

 

Quais são os locais de vacinação em Araquari?

Unidade de Saúde Maria de Fátima Silvano - Centro
 (47) 3305-0184

Unidade de Saúde Joaquim Monteiro Cabral - Porto Grande
 (47) 3433-1337

Unidade de Saúde Rosalina Modesta da Costa – Itapocu
 (47) 3452 0075

Unidade de Saúde João Antônio Ignácio – Rainha
 (47) 3452-0353

Unidade de Saúde Nicanor Corrente - Itinga I
 (47) 3465-4630

Unidade de Saúde Geny Westrupp – Itinga II

(47) 3305-8142

Confira os horários de vacinação contra a Covid-19

Todas as seis unidades atendem das 8h às 17h. De segunda a quinta-feira não é necessário agendamento, somente às sextas. 

Horários especiais*: 

Até o dia 29, duas UBSs atendem até às 19h: Geny Westrupp (Itinga) e Joaquim Monteiro Cabral (Porto Grande).

No sábado, dia 31, duas UBSs estarão abertas das  8h às 17h: Geny Westrupp (Itinga) e Joaquim Monteiro Cabral (Porto Grande).
 

Quais documentos deve apresentar?

- Grupos que devem residir em Araquari: população geral; caminhoneiros; portadores de deficiências ou com comorbidades; quilombolas.

Documentos necessários: documento de identidade e comprovante de residência.

- Grupos que devem trabalhar em Araquari: trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores da educação, das forças de salvamento, trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; trabalhadores da saúde.

Clique aqui e confira os documentos necessários para categoria. 
 

Quem já contraiu Covid-19 também precisa se vacinar?

Sim. Não há evidências, até o momento, de qualquer risco com a vacinação de indivíduos com histórico anterior de infecção ou com anticorpo detectável para SARS-CoV-2. Além disso, como há casos de reinfecção e mesmo novas variantes do vírus circulando, ainda não existem evidências de que quem pegou a doença já esteja automaticamente imunizado.

Após a vacinação, é preciso manter os cuidados preventivos?

Mesmo com a imunização, ainda não é hora de relaxar com as medidas de prevenção. Usar máscara, lavar as mãos e manter o distanciamento social são medidas eficientes e necessárias para evitar a disseminação do vírus. 

Quanto tempo após a vacinação acontece a imunização?

Nos estudos realizados foi observado que após 14 dias da aplicação da segunda dose da vacina há soro conversão para imunidade. Porém, há a necessidade de conclusão de estudos técnicos sobre o tempo de imunidade por parte do Ministério da Saúde.

As vacinas têm efeitos colaterais ou traz algum risco?

Tanto nos testes clínicos, como entre os primeiros vacinados, não foram apresentadas ocorrências graves relacionadas à vacina. É importante lembrar que os estudos foram analisados pela Anvisa e acompanhados por outras agências mundiais de vigilância sanitária, que estão atentas a qualquer incidente. Em uma situação emergencial como a atual pandemia, que já contaminou mais de 96 milhões e matou 2 milhões de pessoas em todo o mundo, as vacinas estão sendo desenvolvidas de forma acelerada, usando novas tecnologias de produção. Além disso, como elas serão administradas em milhões de indivíduos, é de se esperar a ocorrência de notificações de eventos adversos pós-vacinação (EAPV). Essas situações deverão ser notificadas compulsoriamente pelos profissionais da saúde.

Carregando