Caminhada com usuários do CAPS marca as ações do Setembro Amarelo

16/09/2022 08:52

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), promoveu ontem, 15, uma caminhada em alusão ao mês de prevenção contra o suicídio. As ações fazem parte do ‘Setembro Amarelo’ – uma campanha mundial que visa as discussões sobre a valorização da vida.

A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e endossada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é chamar a atenção dos governos e da sociedade civil para a importância de falar sobre o assunto.

Todos os anos são registrados cerca de 14 mil suicídios no Brasil e mais de 700 mil ao redor do mundo, de acordo OMS. Em Araquari, no ano passado foram registradas 5 ocorrências desta natureza. Neste ano, segundo os dados epidemiológicos do município, já são 3 mortes registradas.

Para prevenir e reduzir os números das estatísticas, o CAPS Mário Corrêa de Miranda mobilizou cerca de 100 pessoas no Parque Refúgio dos Pássaros, no Centro, para uma caminhada em prol da vida. Entre eles estavam usuários, convidados e servidores.

Após a caminhada, o grupo se concentrou no Ginásio Municipal de Esportes Moacyr Iguatemy da Silveira, onde participaram de atividades esportivas e receberam um café oferecido pela SMS.

Como obter ajuda?

Entre os atendimentos oferecidos pela Secretaria de Saúde de Araquari está o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de referência. O setor conta com cerca de 10 profissionais, entre eles enfermeiro, psicólogo, psiquiatra, assistente social, clínico geral, agente administrativo, terapeuta ocupacional, orientador social e servente.

A noite ou finais de semana, é possível obter ajuda profissional na UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento). Além disso, os bombeiros Militar e Voluntários também estão à disposição para emergências de tentativa de suicídio e o telefone 188 do CVV (Centro de Valorização da Vida) funciona 24 horas gratuitamente. Você pode ligar e conversar com um voluntário para procurar ajuda e apoio emocional.

Download das fotos em alta resolução
Carregando