Prefeitura intensifica ações do Programa Saúde na Escola

02/09/2022 09:44

A Prefeitura, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) das secretarias da Saúde (SMS) e de Educação realiza, até novembro, ações educativas em 15 unidades escolares do município, duas delas indígena. A ação vai atender cerca de 2 mil alunos com palestras e gincana pedagógica.

Segundo a coordenadora do PSE, a nutricionista Viviane Tonon, “o programa tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino”.

Além da SMS, participam também da ação a Secretaria de Educação, equipes técnicas das escolas e unidades de saúde, equipes das escolas indígenas e Polo Base de Atendimento à Saúde Indígena (SESAI).

De acordo com Viviane, nas ações são abortados temas com verificação e atualização da situação vacinal; promoção da saúde auditiva e ocular; avaliação da saúde bucal; combate ao mosquito Aedes aegypti; promoção alimentação saudável; práticas corporais e atividade física e lazer; identificação de educando com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação, como hanseníase, tuberculose, esquistossomose e geohelmintíase e tracoma; prevenção das violências e dos acidentes; cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas, além da ação Covid-19.

Download das fotos em alta resolução
Carregando