A respeito das informações e indagações sobre Araquari estar entre as cidades que menos imunizaram contra Covid-19 no Estado, a Prefeitura de Araquari, diante dos dados divulgados pelo Governo de Santa Catarina, e que foram exibidos em reportagens nos jornais NDMais, NSC Total/Joinville, entre outros veículos, vem a público esclarecer:
Os índices abaixo da média estadual divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde não condizem com os dados reais do município. Primeiro porque, para chegar aos percentuais divulgados pelo órgão, o Estado usou números absolutos, que consideram o tamanho da população, ou seja, no percentual de habitantes que já receberam pelo menos uma dose da vacina em relação à população total do município, Araquari tem 66,29% dos moradores vacinados com a primeira dose. No entanto, o Estado considerou em seu relatório pessoas fora do grupo aptos a se vacinar, como crianças com menos de 12 anos.
Segundo estimativa populacional do governo estadual, Araquari tem cerca de 39,5 mil moradores, porém, desse total, 31 mil pessoas estão aptas a receberem a vacina contra Covid-19. Se considerar a vacinação em termos relativos, isto é, o total que é vacinável, o município tem 73,68% da população imunizada com as duas doses, o que representa, segundo o último boletim da Secretaria Municipal da Saúde, 22.899 pessoas.
Para efeito comparativo, só na rede municipal de ensino, por exemplo, estão matriculadas 6.045 crianças de 0 a 10 anos. Segundo as estimativas populacionais do Estado, Araquari tem cerca de 8 mil crianças abaixo de 12 anos. A partir daí a conta é simples para se chegar ao número real da população vacinável.
Diante desses fatos, a Secretaria Municipal da Saúde enviou, no dia 3 de dezembro, um ofício ao coordenador da macrorregional da Saúde, Thiago Ferreira Furtado, indagando os critérios adotados pelo Estado para chegarem aos resultados sobre a imunização em Araquari. Ofício que, até esta data, não foi respondido.
Por isso, mais uma vez, reafirmamos o nosso compromisso em levar a vacina em todas regiões e moradores do município.
Ações de enfrentamento à pandemia
Durante os últimos quase dois anos, o Município adotou várias ações para combater e barrar o avanço da Covid-19 no município, com destaque, no início da pandemia, para a aquisição de diversos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a criação do Comitê de Crise, publicando decretos com determinações de convivência social, obrigatoriedade de uso de máscaras em espaços públicos e privados, doação de máscaras, entre outros.
Dando continuidade às atividades que consideramos essenciais, nos próximos dias, a Secretaria Municipal da Saúde irá realizar várias ações para facilitar o acesso às vacinas contra Covid-19 no município. Uma dessas mudanças será a abertura das UBSs aos sábados e a expansão do horário de vacinação durante a semana. Clique aqui para saber mais.