Projeto ‘Homem de Lata’ arrecada 6,3 mil latas para festa de Natal do CEI Santo Antônio

Por Jonatar Evaristo
08/12/2021 10:32

O projeto “Homem de Lata”, idealizado pela diretora Rafaela de Assis Pereira, do Centro de Educação Infantil Santo Antônio – do bairro Itinga, completou nesta quarta-feira, 8 de dezembro, oito meses batendo a marca de 6,3 mil latas arrecadadas. A campanha teve início em abril deste ano com objetivo de conscientizar alunos e a comunidade escolar sobre a importância da reciclagem de latas de alumínio.

Além de ajudar o meio ambiente, dando a destinação correta para o material arrecadado, o projeto vai proporcionar uma experiência de Natal para as crianças com distribuição de brinquedos e uma festa no CEI. De acordo com a diretora Rafaela, o projeto vai muito além do presente material. “As famílias puderem entender qual é papel da escola na conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente”, conta.

Dos 65 alunos da instituição, a aluna Nathália Vitoria Souza Santana, de apenas 3 anos, foi a recordista de arrecadação. No decorrer da campanha, a família dela arrecadou 1.624 latas para o projeto. “Mesmo sendo tão pequena, ela incentivou a família em trazer o material para escola. E isso é muito gratificante para nós”, disse.

Segundo Rafaela, esse envolvimento é fruto de um trabalho bastante estruturado em sala de aula, onde foram desenvolvidas estratégicas lúdicas para envolver os alunos no projeto e ensiná-los sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente. “Como a gente ainda estava em atendimento remoto, enviamos para os alunos alguns vídeos explicativos e lúdicos sobre a questão dos cuidados ambientais e da reciclagem de latas”, explica.

Um desses recursos didáticos que ela cita foi contar a história do “Homem de Lata”, personagem do filme “O Mágico de Oz” — e que dá nome ao projeto.  A missão coube à professora e diretora do CEI Pequeno Anjo, do bairro Rainha, Sirlei Rodrigues Peletti de Morais. Já o personagem foi representado pelo professor auxiliar Mário Cesar Segundo.

Ao todo, as 6,3 mil latas renderam R$ 954, valor que será destinado à festa do CEI e compra de brinquedos para os alunos que participaram da ação.

Download das fotos em alta resolução
Carregando