Fundema realiza campanha de conscientização sobre abandono de animais em Araquari

Ação, que faz parte da Campanha Dezembro Verde, ocorrerá no Parque Municipal Refúgio dos Pássaros, na tarde do próximo sábado, 11
Por Jonatar Evaristo
29/11/2021 10:38

Com objetivo de alertar e conscientizar a população sobre o aumento do número de animais abandonados na época que antecede as férias de fim de ano, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) irá promover na próximo sábado, 11, às 13h, no Parque Municipal Refúgio dos Pássaros, uma ação educativa da campanha "Dezembro Verde".

A iniciativa, além de ter caráter educativo, também visa arrecadar materiais de higiene, medicamos e alimentos para serem destinados aos protetores individuais e ONGs que colaboram com a Fundema nos casos de resgate e cuidados de animais abandonados no município.  

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), há mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil, entre cães e gatos. Em Araquari, 302 denuncias foram levadas à Fundema durante todo o ano de 2021; desse total, 163 foram de animais em situação de maus-tratos.

Causar dor, sofrimento ou quaisquer outros maus-tratos físicos a um animal é crime e quem descumprir a lei pode sofrer penalidades previstas na legislação, como prisão de até um ano ou dois, se o caso resultar na morte do animal. Segundo a Fundema, o valor da multa nos casos de abandono de animal no município pode variar, dependendo da classificação e gravidade da ocorrência.

Denúncias de animais vítimas de maus-tratos devem ser feitas através dos canais da Ouvidoria-Geral do Município (OGM), telefone 156 e WhatsApp (47) 3434-0466, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A Fundação Municipal do Meio Ambiente fica na rua Bom Jesus, 225 — Térreo, no Centro.

Download das fotos em alta resolução
Carregando