Etapa municipal da 4° Conferência Nacional de Educação (CONAE) começa nesta terça, 23

Por Jonatar Evaristo
19/11/2021 08:42

"Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira” é tema da etapa municipal da 4° Conferência Nacional de Educação (CONAE) que acontece em Araquari entre os dias 23 e 24 de novembro, das 8h às 17h, na sede da Secretaria Municipal de Educação (SME), localizada na avenida Nereu Ramos, n° 101, Sala 3, no Centro. O evento também será transmito pelo canal do Youtube da Prefeitura.

De acordo com o secretário de Educação, Francisco Garcia, a conferência contará com a presença de vários segmentos da educação e representantes da sociedade civil organizada. Francisco fala da importância da participação da comunidade para discussão de melhorias e decidir todas as diretrizes. “É um momento de questionamentos em prol da educação, onde vamos direcionar os rumos que devemos seguir”, destaca.

A Conferência irá abordar as metas do Plano Municipal de Educação (PME), com o intuito de aprimorar a qualidade de ensino em Araquari, atendendo todos os níveis, etapas e modalidades.

No primeiro dia, à partir das 9h30, a programação inicia com mesa de debate. A promotora de Justiça da comarca de Araquari, Sandra Faitlowicz Sachs, participa com o tema “Direito de expressão e opinião das crianças e adolescentes e a gestão democrática do ensino”. Na sequência, participa a juíza de direito Shirley Tamara Colombo de Siqueira Woncce, com o tema “Crianças e adolescentes vítimas de violência em âmbito doméstico”.

Também no período da manhã, o procurador-geral do Município, Guilherme Luizão Marques, debate sobre a “Participação dos Munícipes na elaboração dos currículos escolares, conteúdos programáticos, metodologias de ensino e modos de exercício da atividade docente”.

Às 13h30, Diogo Lopes de Oliveira, professor de comunicação social da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e de pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), debate o tema “Questões ligadas ao ensino formal e informal: processos metodológicos avaliativos, tecnológicos, falhas, inquietações e aspectos como a divulgação científica e o aprendizado para além do período entre pré-escola e a universidade”. A programação completa pode ser conferida no link: https://bit.ly/3DtfqEx

Etapas do CONAE

No encontro, vão ser eleitos 12 delegados da sociedade civil e cinco representantes de organizações governamentais para representar Araquari na Conferência Regional da Educação, que vai ocorrer em abril de 2022. No encontro estadual, vão ser eleitos os delegados para a Conferência Nacional, que acontece em novembro, em Brasília.