Merendeiras da rede municipal passam por capacitação

Por Maiara Maduro
28/07/2021 15:03

Uma parceria entre a Prefeitura de Araquari e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri, viabilizou a oferta de um curso às merendeiras da rede municipal de ensino ao longo desta semana, de 23 a 27 de agosto. Ao todo, 51 profissionais, que são responsáveis pela alimentação de quase cinco mil alunos em 27 unidades, estão sendo capacitadas. Elas foram divididas em cinco grupos e cada grupo está sendo atendido em um dia da semana por conta das medidas restritivas ao coronavírus..

A formação acontece nas dependências do Centro de Treinamento da Epagri, em Joinville, e é ministrado pela extensionista social do município de Araquari, Daniela Guimarães Nunes, e pela chefe do centro de treinamento da Epagri de Joinville, Ana Lúcia Ribeiro. No curso, são abordados temas como a importância do preparo dos alimentos para facilitar o dia a dia, uso da biomassa de banana verde nas preparações, uso integral dos alimentos, e preparações sem açúcar atendendo a nova legislação do Plano Nacional de Alimentação Escolar.

De acordo com Daniela, encontros como estes acontecem uma vez ao ano e são importantes, também, para a valorização profissional. “A capacitação de merendeiras é um momento de aprendizado, de troca de experiências, e elas se percebem parte do processo de educação nutricional dos alunos das unidades escolares. Ficamos felizes em recebê-las na Epagri porque sempre vemos bons resultados no dia a dia, na aplicação dos cardápios e no uso da melhor forma possível dos produtos da agricultura familiar.”

O curso é acompanhado pelas nutricionistas do setor de Nutrição e Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação. Ana Beatriz Angelo Silva explica que a cada início, final e meio do ano letivo, as merendeiras passam por capacitação e encontros com o objetivo de qualificar ainda mais a oferta desse serviço aos alunos. “Além de aprimoramento de técnica e reafirmação de boas práticas de fabricação, serve para valorizar e mostrar a importância delas dentro das unidades escolares, também como atores ligados à educação alimentar e nutricional atendendo as especificações do PNAE.”