Projeto da Fundema busca lar temporário para cães e gatos resgatados

Por Maiara Maduro
27/07/2021 12:36

Todos os dias, a Fundação Municipal do Meio Ambiente - Fundema de Araquari recebe denúncias de maus tratos a animais domésticos. Alguns desses cães e gatos precisam ser resgatados e, por Araquari não ter um abrigo animal, o órgão lançou o projeto Lar Temporário, com a ideia de que os moradores acolham esses animais. Já o custo com tratamento veterinário, medicamentos, alimentos e higiene, por exemplo, serão bancados pelo órgão. Para participar do projeto, basta ter um ambiente acolhedor, que será vistoriado pelos fiscais da Fundema antes do acolhimento. Os interessados devem preencher um formulário de intenção. 

Clique aqui para acessar o formulário. 

A gerente técnica de Gestão Ambiental da Fundema, Mayara Pereira Silva, explica que a Fundema firmou convênio com clínicas veterinárias particulares para atendimento desses animais resgatados e a ideia do projeto Lar Temporário surgiu para que os animais tenham um ambiente seguro e acolhedor após o tratamento e possam aguardar por uma adoção definitiva. “Agora nós levamos os animais resgatados de maus tratos, animais de ruas que sofrem atropelamento, por exemplo, para essas clínicas. É uma forma da Fundema garantir atendimento adequado. E até que possamos encontrar um tutor disposto a adoção, buscamos por lares temporários. A ideia é que as famílias possam oferecer um abrigo seguro e carinho a esses bichinhos”, comenta.   

Um dos trabalhos da Fundema em relação à causa animal é o trabalho de conscientização sobre a adoção responsável. No site da Prefeitura há uma página com fotos e informações de animais disponíveis para adoção. Atualmente, todos estão em lares temporários. Além dos 29 que estão com fotos e dados no portal, há cerca de 70 outros animais domésticos esperando por um lar definitivo. 

Clique aqui e conheça os animais disponíveis para adoção.

Clique aqui e baixe a cartilha contra maus tratos e abandono de animais. 

Mais informações: Fundema, (47) 3434-0466.

Centro de Castração e Identificação de Animais

Outro serviço oferecido pela Fundema é a castração e identificação de animais de forma gratuita para tutores de baixa renda que recebam até um salário mínimo e meio e também de animais de rua.  O Centro de Castração foi implantado com o objetivo de controlar e diminuir, principalmente, a população de animais abandonados.  

Rua Bom Jesus, 111, Centro
Fone: (47) 9.8489 3921

 

Download das fotos em alta resolução
Carregando