O Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Araquari, realiza nesta sexta-feira, 23 de julho, e na próxima terça-feira, 27 de julho, às 19h, um evento online para discutir questões relacionadas às mulheres negras. O 1º Julho das Pretas terá como tema “Mulheres Negras na Saúde - Enfrentando a violência na construção de estratégias de resistência para garantia de direitos.” O evento, alusivo a data de 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, é aberto à comunidade e para participar é preciso se inscrever neste link.
A primeira palestra, no dia 23, terá como convidadas a médica de Família e Comunidade Glaucia Ribeiro e a enfermeira e especialista em Gestão em Saúde Cláudia Prado Da Rosa. O evento será mediado por Liliane Santos, pedagoga e especialista em Educação de Gênero Diversidade e as Relações Étnico-raciais/ e pós graduada em Psicologia e Coaching.
A segunda palestra, no dia 24, terá a mediação de Flavia Helena de Lima, advogada, especializada em denúncias internacionais de violação de direitos humanos. Já as palestrantes são: Gieri Alves, psicóloga, mestra em Educação e especialista em violência contra a criança e o adolescente; e Aparecida Carmo Miranda Campos, escritora, assistente social e mestra em Saúde Coletiva.
O 1º Julho das Pretas conta também com o apoio do Instituto Federal Catarinense, campus Araquari.