Estratégias de iniciativa do Procon evitam golpe do boleto falso entre consumidores

Por Maiara Maduro
18/06/2021 18:34

Desde o início do ano, o Serviço de Atendimento ao Consumidor - Procon de Araquari tem buscado implantar estratégias em parceria com instituições financeiras com o objetivo de diminuir e, até mesmo, evitar que consumidores se tornem vítimas do “golpe do boleto”. Treinamento com os funcionários que fazem atendimento ao público e colocação de cartazes chamando atenção para a necessidade de conferência dos boletos estão entre as ações. De acordo com o órgão, desde março, a redução foi de 85% dos boletos falsos pagos em agências do município. 

O golpe consiste na aplicação de boletos falsos de empréstimos e financiamentos de veículos. De acordo com o diretor do Procon, Jeferson Petry, o golpe começa quando o consumidor tem o desejo de resolver seus débitos, pagar parcelas em atraso ou até mesmo buscar um empréstimo pessoal, procura na internet sites de bancos e, às vezes, acaba sendo direcionado para sites fraudulentos.

O diretor do órgão comenta que nesses primeiros quatro meses em que o trabalho de prevenção tem sido mais efetivo, os gerentes das instituições financeiras que aderiram as estratégias (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Siccob e Acredicoop), afirmam que a redução de pagamento de boletos falsos reduziu significativa, isso por que quase 100% deles foram eliminados antes do pagamento efetuado. 

Um deles é o gerente da unidade Itinga do Sicoob, Guilherme Felipe Tiburcio. “A iniciativa do Procon foi de grande valia, tanto para alertar aos consumidores como também para que nossos funcionários ficassem atentos no recebimento de título, fazendo com que diminuíssem consideravelmente os casos de boletos fraudados em nossa instituição.” 

Petry destaca a importância da prevenção em situações como essas. “A prevenção sempre é o melhor remédio, pois esses valores captados por quadrilhas especializadas em falsificar boletos são praticamente impossíveis de serem recuperados. Com a medida adotada, todos os caixas de todos os bancos e lotéricas deverão conferir o nome do sacado e do beneficiário do boleto no ato do pagamento”, explica Petry. 

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