Segurança alimentar: conheça o serviço de inspeção municipal realizado pela Secretaria de Agricultura e Pesca

Por Maiara Maduro
07/06/2021 08:54

Ao longo de 2020, Araquari produziu quase 64 mil kg de alimentos de origem animal. No período, foram realizadas cerca de 70 inspeções e fiscalizações nos estabelecimentos industriais cadastrados junto a Secretaria de Agricultura e Pesca (SAP), responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Só neste ano já foram 34 desses procedimentos, todos com o objetivo de garantir que os requisitos higiênicos-sanitários sejam seguidos corretamente. Os produtos validados pelo serviço recebem o selo SIM e só podem ser comercializados dentro do município. 

O serviço é realizado em Araquari desde 2007, quando a lei nº 1.936/2006 foi regulamentada pelo decreto nº 72/2007. A médica veterinária da SAP, Camilla Muller da Silva, responsável pelo SIM, explica que dentre os produtos produzidos e que são vistoriados estão: linguiça blumenau, linguiça colonial, bacon, salame, ingredientes para feijoada, presunto tipo parma, queijo de porco, torresmo e linguiça toscana.

A veterinária explica ainda que a intenção é promover a saúde pública e a segurança dos alimentos, através da inspeção e fiscalização em estabelecimentos de carnes e derivados; de pescados e derivados; de ovos e derivados; de leite e derivados; de produtos de abelhas e derivados; de armazenagem; e de produtos não comestíveis. 

Download das fotos em alta resolução
Carregando