Agricultura e Senar realizam curso de controle de pragas e doenças

Por Jaqueline Ronsani
14/05/2021 09:49

O curso aconteceu nos dias 10,11,12 e 13 de maio, sendo dois dias no Centro Terapêutico Restaurando Vidas e dois dias no Centro Terapêutico Essência de Vida. Cada turma contou com dez participantes, respeitando as normativas de segurança de tempo de pandemia. O treinamento técnico foi fornecido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Agricultura e Pesca e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). 

“O treinamento que foi realizado é na área de cultivo protegido de hortaliças, onde ele capacita produtores, trabalhadores e pessoas para trabalhar no meio rural, a trabalharem com projetos de construção de estufa, de casas de vegetação, manejo, manutenção e cultivo em abrigos”, conta Marcos Aluísio Stürmer, técnico agropecuário e instrutor do Senar.

Segundo Marcos, os participantes aprenderam técnicas de cultivo em abrigo, que permitem a utilização de sistemas de irrigação e produção dentro de estufa. Eles também conheceram os parâmetros dentro de estufas para que pudessem sair preparados para melhorar a produção em suas propriedades, para aperfeiçoar a qualidade de seu trabalho em propriedades, ou até mesmo para iniciar uma nova atividade na produção de hortaliças em abrigos plásticos. 

“É o segundo curso da área de hortaliças que estamos fazendo aqui, o primeiro foi de olericultura orgânica. Todas as técnicas visam aumentar a produção ou até mesmo produzir fora de épocas e ter uma produção sustentável, com menor uso de insumos e defensivos, que geram um alimento mais saudável”, informa o instrutor. 

Roseli Nabozny, assistente social e responsável técnica pelo Centro Terapêutico Essência de Vida confirma que o curso foi muito proveitoso. “A parceria com o Senar é extremamente importante para a instituição. O curso foi muito produtivo, tanto para a Comunidade Terapêutica, quanto para os acolhidos que participaram. O curso contribui para a capacitação e autoestima, trazendo conhecimento e despertando novos interesses”, diz.
 

Download das fotos em alta resolução
Carregando