Gerência dos Conselhos surge para impulsionar e reorganizar as instituições 

Setor prevê atuar em mais de 30 Conselhos Municipais
Por Jaqueline Ronsani
28/04/2021 14:11

Eles atuam com três funcionários dedicados ao ofício de gerenciar os Conselhos Municipais de Araquari. A “Gerência dos Conselhos” foi criada esse ano, com o objetivo de auxiliar todos os Conselhos Municipais e dar suporte ao que as instituições precisarem para desempenhar o seu papel na cidade. 

“Nós estamos aqui para auxiliar, dar apoio aos Conselhos e também estamos ajudando a reestruturá-los e ativá-los. Já conseguimos criar um espaço de consulta e documentação no site da Prefeitura, um espaço para divulgação de notícias relacionadas aos Conselhos, onde a comunidade pode entender melhor o papel de cada um e no momento estamos trabalhando na ativação do Conselho da Habitação e do Conselho do Sine”, informa a gerente, Marlene Leier Quintino. 

Marlene já atua com os Conselhos desde 2017, mas esse ano, ativamente dentro do setor de Gerência, com a reestruturação. Também fazem parte da equipe Daniele Karine Steinheuser que atua como assessora dos conselhos e Salete Cristina de Almeida, na função de secretária executiva e já atuante também desde 2017. 

“Os Conselhos Municipais têm o papel de desenvolver, propor políticas públicas que atendam as demandas de cada segmento, ao qual são direcionados e eles também são responsáveis por fazer o controle das políticas públicas e dos recursos. Eles são compostos de representantes da sociedade civil e do poder executivo e, essa participação de membros da sociedade civil é de extrema importância”, diz a gerente.

De acordo com ela, a participação da sociedade civil, representante de cada segmento dentro dos conselhos, só vem somar porque ajuda a aproximar os Conselhos da realidade de cada segmento e a desenvolver e aplicar políticas públicas que atendam com mais efetividade as demandas e necessidades de cada um deles. “É importante que a sociedade civil participe porque é de conhecimento de cada grupo suas necessidades. Eles podem aproximar os membros dos Conselhos da realidade de cada segmento e tornar mais efetiva as ações desempenhadas”, diz Marlene.

A Gerência dos Conselhos faz parte da Secretaria de Cidadania, que também é uma pasta nova que engloba diversos setores de atendimento ao cidadão como o Sine, Procon, Junta Militar, Ouvidoria e Identidade. 

A Gerência dos Conselhos está localizada na Rua José Wenceslau Neves, 13 - sala 02, Centro. 
Informações: (47 3305 4047
 

Download das fotos em alta resolução
Carregando