Vacinação Covid-19: aberto cadastro para pessoas com comorbidades e deficiências

Por Maiara Maduro
07/04/2021 14:01

A Prefeitura de Araquari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), abriu nesta quarta-feira, 7, o cadastro para moradores de Araquari que sejam portadores de comorbidades ou de deficiências permanentes graves e que tenham entre 18 e 59 anos de idade. Esse público faz parte do terceiro  grupo que será imunizado contra a Covid-19, de acordo com o Plano Nacional de Imunização. Ao todo, Araquari recebeu 2.490 doses de vacina e já aplicou 89% nos dois primeiros grupos.

A SMS informa que no caso de portador de comorbidade, será necessário apresentar documento que comprove a doença, como exames, receitas, relatórios ou laudos médicos, entre outros. O objetivo do cadastro é identificar esses moradores para que o agendamento possa ser feito de forma mais organizada e eficaz.

Saiba quais são as doenças consideradas comorbidades:

Diabetes
Hipertensão Arterial (Hipertensão arterial resistente; hipertensão arterial estágio 3; hipertensão arterial estágios 1 e 2 com LOA e/ou comorbidade)
Doenças Pulmonares;
Doenças Cardíacas;
Doença cerebrovascular (Acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular).
Doença renal crônica
Imunossuprimidos
Anemia falciforme
Obesidade mórbida (Refere-se a indivíduos com IMC ≥ 40)
Síndrome de down

Clique aqui para se cadastrar.

Saiba quais são as deficiências permanentes graves:

Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas.
Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir.
Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar.
Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.

Clique aqui para se cadastrar.

Além desses dois cadastros, os outros três seguem ativos: trabalhadores da saúdeforças de segurança e salvamento; e trabalhadores da educação

Vacinação em Araquari

Desde o início da vacinação, em 19 de janeiro, Araquari recebeu 2.490 doses do imunizante e até essa quarta-feira, 7, aplicou 89% das doses nos dois primeiros grupos prioritários da campanha: trabalhadores da saúde, indígenas, quilombolas e idosos. Araquari acumula 2.266 casos positivos de Covid-19, sendo que 167 estão em tratamento e 42 moradores perderam a vida.