O início de março foi focado em ações e serviços de manutenção de prevenção contra pontos de alagamentos pela cidade. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e as Subprefeituras do Itinga e Itapocu fizeram uma força tarefa com a limpeza de valas e bueiros, além da instalação de novas bocas de lobo. Os trabalhos já iniciaram em fevereiro, mas foram intensificados com as constantes chuvas que ocorreram este mês.
“Na região do Centro nós investimos em limpeza de bueiros e nos surpreendemos com a quantidade de lixo que encontramos. Estamos fazendo nossa parte, mas solicitamos aos moradores que evitem jogar lixo na rua porque eles acabam parando nas bocas de lobo e entupindo-as”, comenta o secretário Silvio Umbelino.
De acordo com ele, outro grande problema dos entupimentos se deve aos moradores lavarem betoneiras com resto de cimento, próximo dos bueiros. “O cimento seca e bloqueia a passagem da água, causando pontos de alagamentos quando chove”, explica.
Foram retirados dos bueiros, lixos como garrafas PET, madeiras, restos de materiais de construção e isopor. De agosto a dezembro de 2020, a Seinfra investiu R$ 6 mil com a contratação do serviço de hidrojato para a realização da limpeza de bueiros. Esse ano foram contratadas100 horas com o equipamento, com o investimento de mais de R$ 20 mil.
Entre os serviços da Seinfra, nesses 12 dias de março, também estão as roçadas no loteamento Casa Nova e a manutenção da Rua João Luiz Filho, localizada no Centro. Na via foi realizada a limpeza e contenção das valas, com a colocação de pedras detonadas e o levantamento da rua, com a colocação de material.
No bairro Porto Grande, a Seinfra também atuou com a instalação de bueiros na Rua João da Cruz Costa.
A Subprefeitura do Itinga também realizou obras de contenção de alagamentos, além do patrolamento e ensaibramento de algumas ruas do Loteamento São Benedito. “A Rua Itália e São Cristovão também receberam os serviços. Limpeza de valas, bueiros e instalação de bocas de lobo também foram efetuadas pela Subprefeitura”, informa o subprefeito, Mauro Farias.
A Subprefeitura do Itapocu conseguiu atuar ainda com os serviços de patrolamento e ensaibramento, nesse período de 12 dias. Foram 7 ruas que receberam o serviço. As ruas Miguel Tito Rosa, Guaramirim e Gaspar, localizadas no Morro Grande. A Rua Otávio Benjamim Moreira, localizada no bairro Rainha e as ruas Marsal Barbosa, Coqueiros e Mariano Soares, na Corveta.
“A Subprefeitura efetuou ainda a colocação de mais de 50 metros cúbicos de fresa nas ruas Miguel Tito Rosa, no Morro Grande, Otávio Benjamim Moreira, no Rainha e em frente ao CEI João Luiz do Rosário, na Corveta”, diz o subprefeito Adelir Ramos.
Alguns serviços de roçadas também foram efetuados, como na Praça e na Unidade de Saúde do bairro Rainha. “Na Barra do Itapocu nós realizamos o serviço na Rua Batista Verbinen e na Corveta, na Rua Marsal Barbosa”, diz Adelir.
Instalações de bueiros também foram serviços concretizados em ruas da Barra do Itapocu e Morro Grande, além de serviços de limpeza de calçamento, construção de lombadas, instalação de cerca na Unidade de Saúde do Itapocu, colocação de tubos, limpeza da praia da Barra do Itapocu e uma operação tapa buracos na Rua Fernando Lucio da Silva, no bairro Itapocu. “Nós efetuamos ainda a colocação de mais de 72 metros cúbicos de rachão para o reforço de estradas em ruas dos bairros Rainha e Itapocu”, conta o subprefeito.
Como solicitar os serviços de zeladoria
Para solicitar os serviços de zeladoria, o cidadão pode entrar em contato pelo ZapGov (ouvidoria) 47 8462 5677, ou diretamente com o órgão que realiza o atendimento em seu bairro.
Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra)
(47) 3447 1504
Subprefeitura do Itinga
(47)3438 4257
Subprefeitura do Itapocu
(47)3452 0553