Aulas presenciais na rede municipal de ensino retornam dia 1º de março

Por Maiara Maduro
17/02/2021 08:04

A Prefeitura de Araquari, por meio da Secretaria Municipal de Educação, divulgou o Plano de Retorno às Aulas Presenciais na rede municipal de ensino. O retorno está marcado para 1º de março em todas as unidades de ensino da cidade. Por conta das medidas preventivas ao novo coronavírus, nas creches o tempo máximo de permanência das crianças será de quatro horas, duas vezes na semana. Já nas escolas, os alunos serão divididos em até três grupos e terão aula presencial uma vez na semana. 

Ouça o áudio do secretário de Educação, Francisco Airton Garcia:





De acordo com o secretário de Educação, Francisco Airton Garcia, a forma como o retorno presencial está sendo organizado pela equipe técnica levou em conta a quantidade de estudantes que devem retornar presencialmente. Pais ou responsáveis devem comparecer à unidade em que o aluno está matriculado para assinar o Termo de Compromisso de Retorno às Aulas Presenciais. Dos 5.300 alunos, 49% dos pais ou responsáveis já assinaram o termo. Desse total, 36% devem retornar presencialmente. Lembrando que o ensino de forma remota continua sendo válido, sem prejuízos em relação ao ano letivo. 

“Cada escola tem o seu próprio Plano de Contingência e, respeitando as diretrizes sanitárias, devem adaptar o modelo apresentado pela Secretaria de Educação a sua realidade, mas sempre com o objetivo de promover e garantir os direitos de aprendizagem previstos na Matriz Curricular Municipal”, afirma o gestor da pasta. 

Entre as medidas sanitárias de prevenção que serão adotadas pelas unidades escolares estão o distanciamento de 1,5 metro por criança, uso de máscara de proteção obrigatório, higienização frequente das salas de aula e disponibilização de álcool em gel. Além disso, não haverá intervalo para recreio, os lanches serão oferecidos dentro da sala de aula. Idas ao banheiro serão individuais e acompanhadas por um profissional da unidade escolar. Cada estudante deve levar uma garrafa com água, já que os bebedouros estarão fechados para uso. 

O retorno às aulas presenciais atende a determinação do decreto nº 1.003, de 14 de dezembro de 2020, que estabelece condições para retomada das atividades presenciais e, também, a lei 18.032/2020, que coloca o ensino como atividade essencial em Santa Catarina.

Download das fotos em alta resolução
Carregando