Alunos de escola municipal participam de festival de dança on-line

Por Maiara Maduro
18/11/2020 09:34

Araquari contará com três representantes, estudantes da Escola Municipal Rosalvo Fernandes, em um dos maiores festivais de dança escolar do país. Neste ano, o Dança Catarina, organizado pela Fesporte (Fundação Catarinense de Esporte), acontece de 23 a 27 de novembro, de forma on-line. Os alunos disputam, individualmente, nas categorias solo, feminino e masculino. A transmissão será realizada pela plataforma Vímeo e aberta para ao público em geral.

Para participar do festival, cada um dos três alunos gravou um vídeo, no Ecoparque Refúgio dos Pássaros, com a coreografia ensaiada pelo professor Leonardo Manoel, de séries iniciais. Yasmin Victoria da Silva, de 10 anos, aluna do 4º ano, apresentou uma coreografia da música “Caderno”, e teve a intenção de retratar a saudade que os alunos sentem da escola nesse período de pandemia. A colega Penélope Sophia Engler dos Santos, também do 4ª ano e com 10 anos, decidiu retratar a delicadeza e força da mulher com a música “Maria, Maria”. Já Miguel Sueke Ribeiro dos Santos, de 8 anos, aluno do 2º ano, gravou um vídeo com uma coreografia da música “Carimbador maluco”, que retrata uma volta ao espaço no imaginário da criança.

O professor conta que a ideia de incentivar os alunos a participarem do festival surgiu com a estratégia de manter o vínculo entre escola e estudantes neste período em que as aulas presenciais estão suspensas. “Como professor, estou além das apostilas com meus alunos, trabalhando com desafios por vídeos e aulas virtuais semanais”, afirma.

No ano passado, Araquari sediou a etapa mesorregional do Festival Dança Catarina. Na edição, a Escola Rosalvo Fernandes conquistou o primeiro e segundo lugar na categoria dança livre mirim e primeiro lugar na categoria dança popular mirim. Araquari segue com as aulas presenciais suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus. A reposição continua sendo feita por meio de apostilas com conteúdos e atividades.