Vigilância Sanitária de Araquari segue com fiscalizações noturnas e aos finais de semana

Por Maiara Maduro
11/08/2020 08:50

Desde o dia 13 de julho, quando iniciaram as fiscalizações noturnas e aos finais de semana, até a última quinta-feira, dia 6 de agosto, a Vigilância Sanitária de Araquari já realizou 294 vistorias. A fiscalização, que verifica se os estabelecimentos estão cumprindo as normas sanitárias de prevenção da doença acontece desde o início da pandemia, mas foi intensificada com o aumento no número de casos positivos para a Covid-19.

Dos quase 300 estabelecimentos vistoriados, 45 foram notificados por conta de infração sanitária e cinco foram interditados, duas quadras de futebol e três bares. Estes últimos estavam funcionando no período em que o funcionamento estava suspenso descumprindo o decreto municipal 50/2020.

Entre as irregularidades mais frequentes estão: não utilização de máscaras de proteção por parte dos trabalhadores do serviço, aglomerações sem respeitar o distanciamento mínimo previsto e álcool não apropriado para a higienização das mãos.

Desde o dia 20 de julho, as punições para quem não cumpre as regras estão mais rígidas. O decreto municipal determina que os locais interditados ficarão fechados por sete dias. E em caso de nova interdição, serão mais sete dias, por exemplo, na segunda interdição serão 14 dias.

Denúncias podem ser feitas na Ouvidoria, pelo 156, ou na Central Covid-19, no 3447-7714.