Projeto de Melhoria Ambiental já resultou na adequação de 203 sistemas de tratamento de efluentes

A iniciativa é da Fundema e está em implantação na Barra do Itapocu
Por Jaqueline Ronsani
28/07/2020 13:54

Um cenário encantador com praia, rio e lagoa faz parte da região da Barra do Itapocu e pensando em conscientizar a população local sobre a importância da preservação ambiental desses espaços, a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Araquari (Fundema) iniciou a implantação do projeto de “Melhoria Ambiental” no local, que já resultou na troca de 203 sistemas de tratamento de efluentes, pelos moradores.

Em setembro de 2019, a Fundação deu início ao projeto com reuniões e orientações aos habitantes sobre a necessidade de adequarem seus sistemas de tratamento de esgoto para evitar a poluição dos biomas aquáticos da região.

De acordo com a gerente técnica de gestão ambiental da Fundema, Mayara Pereira Silva, a Lagoa da Cruz e o Rio Itapocu são atingidos diariamente pelo esgoto lançado de forma irregular, gerando grande poluição ao meio ambiente. “Todas as edificações no município de Araquari devem dispor de sistema de tratamento de esgoto próprio para cada imóvel, instalado de acordo com as Normas NBR's n° 7229/1993 e 13.969/1997. É a única forma de garantirmos a qualidade ambiental, principalmente de nossos rios e lagos”, diz. 

O projeto ainda segue, porém, com restrições devido à pandemia da doença Covid-19, onde foram suspensas as notificações das residências, neste período. Contudo, a Fundema solicita aos moradores que foram notificados anteriormente ou mesmo aos que ainda não receberam a notificação, mas que desejam tomar a iniciativa da troca dos sistemas de esgoto, que sigam com o processo.  

Em caso de dúvidas sobre como proceder, o morador pode entrar em contato com a Fundação pelo telefone: (47) 3434 0466 ou por email: fundema@araquari.sc.gov.br. Também é possível acessar a cartilha de orientações. 

Em outubro do ano passado 1.054 residências foram notificadas pela Fundação. Entre elas, os imóveis residenciais da Rua Waldemar Tocachellis e da Rua Ciro. 

Após efetuar a adequação do sistema, o morador deve entrar em contato com a Fundema

Para apresentação da adequação, instalação ou comprovação do sistema é preciso apresentar junto à Fundema, cópia do CPF ou RG; comprovante de residência; comprovante de adequação, instalação ou comprovação do sistema (registro fotográfico). Caso não consiga realizar as devidas adequações ou instalação por motivos financeiros, o morador deve apresentar comprovante de beneficiário de programa socioeconômico do governo.

Dúvidas ou informações: 
Contatos da Fundema: (47) 3434 0466
Email: fundema@araquari.sc.gov.br
 

Download das fotos em alta resolução
Carregando