Alistamento militar pode ser feito on-line; prazo segue até 30 de setembro

Por Maiara Maduro
29/06/2020 08:36

O alistamento militar obrigatório para homens que completam 18 anos em 2020 pode ser feito até 30 de setembro. O prazo foi prorrogado por conta da pandemia do novo coronavírus e como medida de prevenção, o atendimento presencial na Junta Militar de Araquari está restrito às segundas, quartas e quintas-feiras, das 8h às 12h e das 12h30 às 16h30. Por isso, a recomendação é que os jovens que tenham acesso à internet, realizem o procedimento on-line.

Em Araquari, desde o início do ano, 180 jovens já realizaram o alistamento pela internet. Lembrando que, após 15 dias do cadastro feito, os jovens devem comparecer pessoalmente na Junta Militar para retirar o boleto para pagamento da taxa de R$ 4,48, no Banco do Brasil.

Saiba como se alistar pela internet:

1 - Reúna as seguintes informações: CPF; e-mail ativo; documento de identidade original (RG, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento ou Certidão de Naturalização para casos de brasileiros naturalizados).

2 - Acesse o site www.alistamento.eb.mil.br

3 - Na tela inicial do site, clique no botão “Quero me alistar”.

4 - Selecione a opção “Alistamento militar”.

5 - Ao ser direcionado ao site “Brasil Cidadão” (cadastramento obrigatório), faça o cadastro, caso ainda não seja cadastrado.

6 - Preencha os campos de informações solicitados e siga os passos indicados.

7 - Concluído o alistamento, imprima Certificado de Alistamento Militar (CAM), que contém dados pessoais e número de RA (Registro de Alistamento).

O alistamento militar credencia o cidadão a prestar ou não o Serviço Militar e a obter o Certificado de Alistamento Militar (CAM), necessário para outros procedimentos ao longo da vida. Em Araquari, o jovem alistado é dispensado automaticamente do serviço militar obrigatório, já que o município não possui Quartel para o Serviço Militar. Esses jovens recebem o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Junta de Serviço Militar de Araquari 

Av. Coronel Almeida, nº 60 – anexo a Secretaria de Educação, Centro.

Telefone: (47) 3447-7758 (Ramal 7811)

Download das fotos em alta resolução
Carregando