Centro de Triagem completa dois meses com mais de 500 atendimentos

Por Maiara Maduro
23/06/2020 10:21

Localizado no Bloco E do Instituto Federal Catarinense, no Porto Grande, o Centro de Triagem Covid-19, completa nesta terça-feira, 23, dois meses de funcionamento. Entre atendimentos pela equipe de enfermagem e consultas médicas, pouco mais de 500 pessoas passaram pela unidade e cerca de 150 exames para coronavírus foram realizados. O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Há dois meses o local é referência para o tratamento de coronavírus em Araquari. O Centro funciona com uma equipe formada por um médico, dois enfermeiros, três técnicos em enfermagem, um farmacêutico, um motorista, duas serventes e um vigia.  Na unidade são realizados testes rápidos (a partir do 7º dia de sintoma) e os PCRs (a partir do 3º dia). Entretanto, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Ana Paula dos Reis, destaca que os testes são aplicados com critério clínico e respeitando os prazos necessários para cada tipo de exame.

A enfermeira destaca, também, que só devem procurar a unidade pessoas com sintomas respiratórios, gripais ou outros sintomas do novo coronavírus (febre e tosse, por exemplo). No local será feito o atendimento e o médico irá avaliar a necessidade de encaminhar para uma unidade hospitalar ou ainda para o tratamento domiciliar. Lembrando que o paciente deve apresentar documento de identificação e o cartão do SUS.

“Nós pedimos às pessoas que liguem antes de se deslocar para facilitar o processo de triagem. Há casos de moradores que não estavam com sintomas e foram em busca de teste. E neste momento nós estamos priorizando o atendimento aos sintomáticos. Importante lembrar também que outras doenças ou outras situações continuam sendo atendidas nas unidades básicas de saúde”, finaliza.  

Centro de Triagem Covid-19
IFC Araquari, Porto Grande 
3447-7746 | WhatsApp
Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Download das fotos em alta resolução
Carregando