Educação de Araquari cada vez mais perto da conclusão do novo currículo

Por Maiara Maduro
29/10/2019 08:00

Durante a semana passada, de 21 a 25 de outubro, a Secretaria Municipal de Educação promoveu encontros de formação para a reestruturação do Currículo Municipal de Ensino com os professores de séries iniciais, educação física e artes. A programação contemplou estudo e discussão para alinhar o currículo do município à Base Nacional Comum Curricular e ao Currículo do Estado de Santa Catarina.

“A cada encontro chegamos mais perto da conclusão desse novo currículo. Além disso, é importante enfatizar que este momento é de extrema importância para a Educação, de uma forma geral. O País inteiro está envolvido na reformulação de seus currículos.”, disse a coordenadora de educação física, Naiara Schulter Deodato.

Os encontros acontecem desde agosto. Após o término dessa reformulação o novo Currículo Municipal irá passar pela aprovação do Conselho  Municipal de Educação.

Sobre a BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento nacional que determina as aprendizagens essenciais que todos os estudantes da educação básica tem o direito de desenvolver. Ela é o referencial obrigatório para os currículos das redes públicas e privadas e está prevista na Constituição (1988), determinada pela Lei de Diretrizes de Base (LDB, 1996) e Plano nacional de Educação (2014). Muito foi discutido sobre a Base, sua construção foi um processo democrático e participativo, liderado pelo MEC, com ajuda do Consed e Undime, e ampla participação da sociedade.

Confira os materiais disponíveis:

Conjunto de inovações da BNCC para Educação Infantil e Ensino Fundamental
Guia de Gestores Escolares com orientações para a revisão dos PPS