O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) é um órgão colegiado de caráter permanente, deliberativo, propositivo, normativo e fiscalizador de composição paritária entre governo e sociedade civil, responsável pela elaboração das diretrizes da política municipal de atendimento aos direitos da criança e do adolescente, do acompanhamento, controle social e avaliação dos programas e ações desenvolvidas, bem como, pela análise, controle, aprovação e aplicação dos recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

Composição do Conselho
Gestão 2022/2024
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) é composto por 20 membros, sendo cinco conselheiros titulares e cinco conselheiros suplentes, indicados pelo poder executivo; e cinco conselheiros titulares e cinco suplentes representantes da sociedade civil, que são escolhidos através de fórum.

O CMDCA tem a seguinte Estrutura Organizacional
I – Plenária
II – Mesa Diretora
III – Comissões