Secretaria de Assistência Social

A Secretaria de Assistência Social responde diretamente ao prefeito e tem por funções planejar, organizar, coordenar e executar as atividades relacionadas a estudos sobre problemas sociais do Município, para fundamentar a ação do governo municipal.  É de sua responsabilidade também estabelecer e implementar programas no âmbito da orientação de jovens e adultos, visando o desenvolvimento sadio e harmonioso, ordenar o cadastramento das ações e programas desenvolvido pela Secretaria.

A Secretaria de Assistência Social também deve manter a articulação com os órgãos e entidades de promoção e assistência social dos governos Estadual e Federal, assim como fundações e instituições privadas e implementar e manter programa social permanente, visando a suplementação alimentar de famílias de baixa renda, com o fornecimento de cestas básicas, se necessário. (Lei nº 211/2017, seção XIII, artigo 21.)

Atribuições institucionais

Cadastro Único

Responsável por identificar e caracterizar famílias de baixa renda, o Cadastro Único é a porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas. Oferece serviço de cadastro em programas sociais do Governo Federal, tais como: Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, programa Minha Casa Minha Vida, entre outros.

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Centro
Avenida Coronel Almeida, nº. 325
Tel.: (47) 3447-1197

Itapocu
Rua Julio Alves, nº 73
Tel.: (47)3455-0556

CRAS - Centro de Referência de Assistência Social

O Centro de Referência de Assistência Social é a porta de entrada das famílias aos direitos de proteção social. O CRAS oferece dois serviços: PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) e o Serviço de Fortalecimento de Vínculos. Dentro desses serviços, são ofertadas diversas oficinas: tênis de mesa, futebol, muay thai e artesanato. Araquari possui dois, um no Itinga e outro no Porto Grande. Juntos, atendem cerca de 200 famílias por mês.

CRAS Justina Cabral
Endereço: Adolfo Bezerra de Menezes, nº. 415 – Porto Grande
Tel.: (47) 3455-0608

CRAS Esmeralda Conceição Duarte
Endereço: Rua Virgílio Leandro da Maia, Loteamento Vicente, nº. 15 – Itinga
Tel.: (47) 3429-3231

CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social

Oferta serviço especializado e continuado a famílias e indivíduos (crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, mulheres), em situação de ameaça ou violação de direitos. O CREAS busca construir um espaço para acolhimento dessas pessoas, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares. Dentro de seu contexto social, deve permitir a superação da situação apresentada.

Endereço: Rua Antônio Silva, nº. 205 – Centro
Tel.: (47) 3305-0137

Conselho tutelar

Endereço: Rua Francisco Hreisemnou, nº 155, Centro.
Tel.: (47) 3447-1598 e 98462-5829 (plantão).

Abrigo Institucional para Crianças e Adolescentes

Tem como função orientar e oferecer apoio sócio-familiar e implementar ações para o acolhimento institucional de crianças e adolescentes de Araquari que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Para segurança dos beneficiados, o endereço do Abrigo não pode ser divulgado.

Notícias Relacionadas

Secretária

Fabiana Pinto Podara, natural de São Francisco do Sul, mora há 13 anos em Araquari. Formada em Serviço Social, Fabiana trabalha como servidora pública municipal desde 2009. Atuou no Cadastro Único, no setor de Cultura e de 2017 até este ano estava como secretária-adjunta da Secretaria de Assistência Social, onde atualmente é a responsável pela pasta.

Telefones
(47) 3305-0092
E-mail
sec.social@araquari.sc.gov.br
Site
www.araquari.sc.gov.br
Endereço
Rua Nereu Ramos,, 61
Bairro: Centro
Araquari (SC )
Carregando