Fundema realiza Semana do Meio Ambiente de 4 a 8 de junho

Programação traz palestras, mutirão de limpeza, plantio de árvores e cãominhada
16/05/2019 12:27

Araquari tem programação especial para a Semana do Meio Ambiente, do dia 4 a 8 de junho. A iniciativa é da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) que organizou a programação como forma de conscientização ambiental.  Na programação estão palestras gratuitas, abertas para a comunidade, e voltadas principalmente para professores que possam repassar posteriormente aos seus pupilos os conhecimentos adquiridos e trabalhar os temas como: “área de preservação permanente” e “lixo: problema x solução”, também em sala de aula. 

"Este é um evento que cumpre uma das inúmeras funções da Fundema, a de conscientização e educação ambiental, toda a equipe está empenhada em desenvolvê-lo. E desejamos atingir, em especial, as crianças. Para isso, convidamos os professores da rede municipal de ensino para as palestras fazendo com que a conscientização seja disseminada a um número maior de alunos, elas são nossa esperança.", comenta o presidente da Fundema, Adriano Silvano. 

Além das palestras, a Fundação traz ainda o projeto de “arborização urbana”, onde pretende plantar em conjunto com a comunidade, algumas árvores pelo Centro da cidade. A limpeza, em forma de mutirão, na Rua Rio do Morro, também faz parte da programação. “Infelizmente, nós temos alguns problemas no município de descarte irregular de lixo e algumas pessoas escolhem locais com menos circulação para realizar o crime. Atualmente temos esse problema em alguns pontos da Rua Rio do Morro, por isso, faremos um mutirão de limpeza na região e contamos com a ajuda da comunidade, tanto no dia do evento, quanto para denunciar essa prática criminosa”, explica Adriano. 

O descarte irregular de lixo é crime ambiental e pode ser denunciado, por meio de uma foto do ato que possua alguma identificação, como a placa de algum veículo envolvido. A pena pode ser de 6 meses a 14 anos de detenção e uma multa que varia de R$5 mil a R$5 milhões. As denúncias podem ser feitas diretamente para a Fundema ou o serviço de ouvidoria do município: 156. 

E a Semana do Meio Ambiente também vai promover uma “Cãominhada e Feira de Adoção”. Quem desejar participar com seu cãozinho, a “cãominhada” parte da sede da Fundema, da Rua Bom Jesus, no Centro e a Feira de Adoção também será realizada no pátio da instituição.  Além disso, terá ainda um concurso para os cãezinhos que participarem da “cãominhada” com seus tutores. O concurso vai premiar o animalzinho mais simpático e o mais enfeitado.  

Confira a programação e participe: 
4 de junho: Palestra sobre área de preservação permanente
Palestrante: Patrícia Cuadrado
Horário: Das 9h30 às 11h30
Local: Auditório da Polícia Militar de Araquari – Avenida Coronel Almeida, Centro. 

5 de junho: Palestra sobre o lixo: problema x solução
Palestrante: Fabiano Floriani Garcia 
Horário: Das 9h30 às 11h30
Local: Auditório da Polícia Militar de Araquari – Avenida Coronel Almeida, Centro.

Vagas limitadas para as palestras. Inscrições podem ser feitas pelo telefone: (47) 3434 0466 ou pelo email: biologo@araquari.sc.gov.br 

6 de junho: Arborização Urbana no Centro 
Ponto de encontro: estacionamento da Prefeitura
Horário: Das 9h30 às 11h30

7 de junho: Limpeza de pontos da Rua Rio do Morro
Ponto de encontro: começo da Rua Rio Tocantins, Itinga.
Horário: Das 9h30 às 11h30

8 de junho: Cãominhada e Feira de Adoção
Local: Fundema
Horário das 8h45 às 12h

Informações: (47) 3434 0466
 

Download das fotos em alta resolução
Carregando