Secretarias se unem e discutem projeto de melhorias para a praia da Barra do Itapocu

Por Secretaria de Governo e Comunicação
26/01/2017 14:47
Uma equipe da Prefeitura, composta pelas secretarias de Desenvolvimento, Planejamento, Turismo, em parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Araquari (Fundema), a Vigilância Sanitária, a Defesa Civil da cidade e os Bombeiros Voluntários estiveram ontem (25), na praia da Barra do Itapocu para ver de perto as carências do local e elaborar um projeto que torne a região mais atrativa para os moradores e visitantes. 
 
“A região já é composta de belezas naturais, mas, o desejo de nossa equipe é transformar o local que recebe muitos turistas, além da própria comunidade, em um espaço mais atraente, mais receptivo. Para que os frequentadores da praia possam ter um pouco mais de conforto ao visitar o local”, explica o secretário de Desenvolvimento, Edson Manoel Pereira. 
 
Após a visita, o próximo passo será transformar as propostas de melhorias em um projeto que será dividido em quatro etapas. Na primeira etapa será feita a limpeza da praia e a colocação de lixeiras. O objetivo é além da retirada do lixo comum com periodicidade, também efetuar a retirada de galhos secos, troncos, peixes mortos e outros materiais trazidos pelo mar. Assim, preservando além do meio ambiente, os visitantes, contra qualquer tipo de acidente ou doenças decorrentes do acúmulo de lixo.
 
A segunda etapa contempla o plantio de árvores, com espécies próprias para a área, que devem proporcionar sombra para os visitantes, além de embelezar o cenário praiano. 
 
Já a terceira etapa do projeto, prevê a construção de um deque de madeira, que parte do final da ponte pênsil, até a praia, com aproximadamente 100 metros de comprimento. O deque deve facilitar o acesso dos banhistas e pescadores e, também preservar as áreas nativas do entorno. 
 
E na quarta etapa será feita a parte de iluminação no local. Placas de indicação de segurança, de preservação ambiental e com orientações para os frequentadores da praia também devem ser instaladas. 
 
O projeto ainda está em fase de elaboração e por esse motivo, o secretário lembra que pode haver mudanças e adaptações, porém, tudo será feito pensando em proporcionar melhorias para a comunidade e os visitantes. 
 
Contato Imprensa: 
Jaqueline Ronsani
Gerente de Imprensa
(47) 3447 7838 | (47) 8462 5506
comunicacao@araquari.sc.gov.br
Download das fotos em alta resolução
Carregando